quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Antepasto de Berinjela

Existem receitas que num primeiro momento não apetecem o nosso paladar. Às vezes é puro pré-conceito por achar que algum ingrediente que não gostamos está alí naquele preparo e, com certeza, ele botou toda receita a perder. Quem nunca?? Isso acontecia comigo quando olhava para os antepastos de berinjela. É verdade gente... Não gosto de berinjela!! 

Acontece que tudo mudou quando resolvi largar de mão o “pré-conceito” e provar do antepasto de berinjela que a fofa Ana Paula, do Conversando e Cozinhando, me pediu para experimentar, durante uma visitinha que lhe fiz há algum tempo atrás. Gente, que delícia eu achei!! É sério... Não sei como, nem porquê eu não gostava. Só sei que saí da casa dela apaixonada e com a receita na mão!

De lá pra cá, como boa pitaqueira que sou, fiz algumas modificações na receita que ela me deu e você pode conferir logo abaixo.

Antepasto de Berinjela

INGREDIENTES
> 4 berinjelas pequenas cortadas em cubinhos
> 1 pimentão verde cortado em cubinhos
> 1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
> 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
> 1 cebolas grande cortada em cubinhos
> 1/2 xícara de uva passas
> 1/2 xícara de vinagre de vinho tinto
> > 200 ml de azeite
> 1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço
> Orégano a gosto
> Sal a gosto

MODO DE PREPARO
1. Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande.
2. Transfira para um refratário, regue com o azeite, o vinagre, o sal e cubra com papel-alumínio.
3. Leve ao forno préaquecido, a 200º graus, por 15 minutos.
4. Retire do forno, dê uma leve misturada e volte novamente ao forno com o papel alumínio até que a berinjela fique escura, aproximadamente uma hora.
5. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira para marinar por no mínimo três horas.
6. Sirva com torradas, pão italiano, carnes...


Alô Ana Paula, obrigada por me apresentar essa delícia! Aproveita e mostra para todo mundo a versão original do seu Antepasto de Berinjela!

Beijos mil!
Camila

19 comentários:

  1. Ficou com um aspecto delicioso, adorava provar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, esse antepasto é mesmo uma delícia, faço muito por aqui, a tua foto ficou linda e deve ter ficado saboroso, peguei algumas dicas.
    Nunca coloquei passas, vou experimentar.
    Camila, o programa valeu , pelo menos nos deu a sugestão p/ o almoço de segunda feira né? kkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijões querida.

    ResponderExcluir
  3. Está com um ótimo aspecto!!

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderExcluir
  4. oi Camila,pode mandar uma tigelinha eu aceito adoro antepasto de berinjela bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  5. Que delícia Camila já deu vontade de experimentar
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Hummmmmmmmmmm minha amiga, para uma apreciadora nata de beringela, essa "roxinha" bem gostosa, esse seu antepasto vou-lhe contar... Eita maravilha das maravilhas... verdadeira delicia!!! Amei

    Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem

    Margarida

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Camila,
    Utilizo muito a berinjela, gostamos muito deste antepasto, é leve e delicioso, ótima receita, parabéns para si e Ana Paula.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  8. Amiga, fofa é você... agora eu queria provar desse seu aí.

    Bjuuu!!!

    ResponderExcluir
  9. Um dia eu resolvi fazer um antepasto de berinjela pra testar. Daí teve uma festinha no trabalho e eu levei. foi um tal de: me dá a receita. Ficou bom d+! A receita era bem parecida com essa sua.

    ResponderExcluir
  10. eu não gosto de berinjela....
    mas essa esta com uma cara ótima

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  11. Camila,
    eu amooooooo berinjelas, essa receita ficou super saborosa, pra
    mim está perfeita, com um pãozinho......hummmm....bom demais!

    Beijinhos d ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila nem me fale amiga eu também torci o nariz a primeira vez que vi um antepasto de berinjela mas, depois que experimentei a combinação me apaixonei.
    O seu parece ter ficado delicioso.
    Abraços.
    Camila Marinho.

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila, meu enteado também não gosta de berinjela e no dia que esteve aqui em casa para o aniversário da minha filha, levou as sobras do antepasto que preparei para a festa.Quanto à dar pitacas, todas nós o fazemos.Damos nosso toque pessoal para que fique mais de acordo com nosso paladar.Isso é muito bom, ter liberdade.Adorei sua receita, também adoro antepasto, mas eu gosto de berinjelas, rsrs.Beijos querida, parabéns por aceitar provar algo novo.Tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  14. Olá Camila, pois para mim sempre apetece tudo que tenha berinjela, eu também nunca provei antepasto de berinjela e vai entrar para minha lista.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Camis querida, é verdade hoje estamos de berinjela né? Que delicinha que ficou a sua, adoro antepasto de berinjela mas diferente de vc, sempre gostei de berinjela. Ela e a abobrinha disputam aqui em casa kkkk
    Seus pitacos sempre acabam saindo muito prá de bom, eu tbém gosto de dar umas adaptadas nas receitas. Ficou lindo viu? Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila,
    Esse antepasto de berinjela está irresistível. Adoro
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  17. Camila que coisa mais linda..
    Eu sou louca pra experimentar.. nunca fiz mas acho tão lindo..
    Uma boa chance de provar essa gostosura..
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  18. Tem um aspecto óptimo!! Gostei bem da ideia, levo-a comigo para experimentar em breve.

    beijos

    ResponderExcluir