sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Bolo de Fubá e Viva Sete de Setembro

Hoje é uma data muito especial. Aí você vai falar que é o dia em que D. Pedro I proclamou a independência da republica federativa do Brasil, às margens do rio Ipiranga, com a célebre frase “Independência ou Morte”... Ok, está certo!! Mas o motivo pra mim é outro bem diferente... É aniversário da avó mais linda do mundo: a minha =D

Morei alguns anos da minha adolescência com minha avó Maria (mãe da minha mãe) em Ituiutaba, no triângulo mineiro, e digo, com certeza absoluta, que passei lá os melhores anos da minha vida! Nós sempre fomos muito ligadas uma a outra e morar com ela durante aquele tempo só aumentou nossa cumplicidade. Ela é uma mulher linda, que apesar de não ter muita instrução, possui uma sabedoria infinita. Enxerga tudo na vida pelo lado bom...  Ela me mostrou a importância de Deus em nossas vida e através do incentivo dela fiz a primeira comunhão. É cheia de fibra, honesta, bondosa, amorosa, dedicada, atenciosa, paciente... Adora cozinhar, principalmente nos fogareiros de serragem que faz em lata velha de tinta (ela diz que a comida fica mais gostosa). Tem amor por animais e por plantas. Aprendi muita coisa boa com ela... coisas da vida, sabe, de como colocar uma galinha pra chocar, como fazer doce de goiaba no tacho de cobre, como pechinchar com simpatia na feira, como ser feliz com as coisas simples da vida! Não existe nada que a deixe mais feliz do que um bolo de fubá com café bom quentinho!!

Assim, em uma singela homenagem para a minha avó maravilhosa, fiz um bolo de fubá para acompanhar um café bem quentinho e uma boa prosa.



Ingredientes
> 1 xícara (chá) de fubá
> 1 xícara (chá) de farinha de trigo
> 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
> 3 ovos
> 1 xícara (chá) de leite
> 150 ml de óleo
> 1 colher (sopa) de fermento em pó
> 2 colheres (sopa) de queijo minas ralado

Modo de fazer
1. Ligue o forno à 180 graus.
2. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
3. Unte uma forma redonda com furo no meio e polvilhe com fubá .
4. Coloque na forma e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos.


Minha querida vovó, feliz aniversário! Que Deus a abençoe sempre, cada dia mais. Que Deus nos dê sempre a bênção de sempre tê-la por perto, com muito amor, nos passando suas experiências, nos ouvindo com carinho, nos aconselhando com ternura, sempre com muita paciência. Você é para mim um grande exemplo de MULHER. "De todo amor que eu tenho, metade foi tu que me deu. Salvando minh'alma da vida, sorrindo e fazendo meu eu!!" Dona Maria, eu te amo!


Beijo carinhoso no coração de todo mundo e aproveitem o feriado do aniversário da minha avó.

Camila.

16 comentários:

  1. Camila,
    parabéns para a avó!
    E tem café quentinho por aqui, pode trazer o bolo!
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kati!! Então prepara a mesa que eu estou chegando com a vovó e o bolo de fubá! Hahaha
      Beijos!
      Camila!

      Excluir
  2. Parabéns para a avó linda que tens.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Toda boa vó ama 8um bolinho de fubá né? rsrsrsrs Parabéns pra sua vovó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, né Augusto! Parece uma combinação entre todas as avós! Hahaha... E nós adoramos!
      Beijos!
      Camila!

      Excluir
  4. OI Camila,mande um beijão grande para vó Maria,o café aqui em casa está pronto so está faltando uma fatia de bolo bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooopa! Olha Rosinha, estamos chegando com o bolo pra provar esse café! Hehehe
      Beijos, Camila!

      Excluir
  5. Acho lindo esse carinho e dedicação que você tem com a sua avó. Já te falei isso antes né???

    vocês duas são privilegiadas
    de terem uma a outra.

    Bjuuuu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já falou sim amiga! Se eu for a metade da mulher que ela é, serei uma mulher maravilhosa!
      Obrigada pelo carinho, viu?!
      Beijos, Camila!

      Excluir
  6. Que coisa mais linda Camila..
    Linda homenagem a essa vozinha tão fofa..
    As nossas avós são mesmo especiais em nossas vidas né?
    Onde será que acham tanto amor pra nos dar?
    Lindo tudo o que disse.. e a forma como falou dela..
    Esse bolo tá uma delicinha menina..
    Bolo de fubá é tudo de bom né?

    Beijinhos no seu coração e na Vovó Maria..
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheilinha, avó é tudo de bom na vida de um neto, né?! O dia q Deus me der essa graça vou dar muito amor e carinho pro meu netino <3
      Beijos, Camila.

      Excluir
  7. Camila querida que linda homenagem a sua vózinha. Também tive os melhores momentos da minha vida ao lado da minha avó que me ensinou tudo, principalmente a ter caráter e respeito a todos os seres vivos. Aprendi muito com ela. Parabéns a sua vó, que Deus a abençõe, lhe cubra de saúde, paz, e alegrias ao seu lado e da sua familia. Adorei a homenagem, vc é uma neta muito doce e querida. Bjos um lindo final de semana e feriado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Josy, amo muito minha vózinha e não posso nem imaginar minha vida sem ela!
      Obrigada pelo carinhos, viu?!
      Beijo no seu coração!
      Camila.

      Excluir
  8. CAmila, minha vó nao tinha bolo de fubá pq aqui em Portugal nao tem o costume de fazer bolo de fubá, mas sim o pao de ló, ou como a minha vó fazia o bolo de agua, e acompanhado por um cafezinho, ou no inverno com um cha bem quentinho... aproveite amiga, eu ja nao posso falar com a minha, beija-la e lhe tocar... mas sou feliz porque um dia ela esteve na minha vida e contribuiu para a minha essencia!!!

    Um excelente dia amiga mesmo atrasado um beijinho muito grande para sua vó!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia MargaLinda! Imagino que sua avó tenha sido uma pessoa linda a tirar por vc q é tão querida! Obrigada pelo carinho e o beijinho ainda tá valendo!
      Beijos e ótimo dia!
      Camila.

      Excluir