domingo, 9 de setembro de 2012

Bisteca ao molho de laranja

Vocês já perceberam que sou fã de uma carninha suína, isso não é nenhum segredo. O corte da vez é  bisteca! Na minha humilde opinião, poucas coisas são tão gostosas como uma bisteca bem temperadinha, que pode ser frita ou assada. Eu não concordo de forma alguma com aquelas pessoas que falam que a bisteca suína é uma carne um pouco seca e as vezes até dura. Não é!

Existem diversas formas de preparar, que deixam a carne bem macia e suculenta. Tudo depende do modo de preparo! Uma boa dica é fazer um pequeno corte no lado daquela capinha de gordura para que a bisteca fique inteira e não enrole. Outra dica boa é fazer um molhinho para acompanhar a bisteca. Posso te dar só mais uma diquinha? Fazer uma salmoura para deixar de molho na geladeira por no mínimo 12hs...

Então, já que tenho minha carteirinha de fã da carne suína, posso fazer apenas um molho de laranja e me deliciar com um dos meus pratos prediletos. Aqui está:


Bisteca ao molho de laranja

Ingredientes:
> 6 bistecas suínas
> 1 limão
> 1 dente de alho amassado
> Sal, pimenta do reino, alecrim fresco a gosto
Molho:
> 3 xícaras (chá) de suco de laranja
> 1 colher (chá) rasa de maisena
> 2 colheres (sopa) de água
> Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
1. Tempere a carne com limão, o sal, o alho, a pimenta e o alecrim, deixando marinar por mais ou menos uma hora.
2. Em uma frigideira com óleo quente, frite as bistecas até ficarem douradas dos dois lados. Reserve em recipiente aquecido.
3. Na mesma frigideira coloque o suco de laranja, o sal, a pimenta e misture deixando ferver até reduzir pela metade.
4. Adicione a maisena diluída na água e mexa até engrossar levemente.
5. Sirva o molho com as bistecas.

Essa bisteca servi apenas com um arroz bem branquinho e salada de rúcula, alface e tomate. Ficou bom. Muito bom!!



Tudo é costume, pois lembro que minha mãe fazia muita carne de porco quando éramos crianças (tenho mais irmão e irmã) e lembro também que amávamos! Hoje faço aqui em casa da mesma maneira que minha mãe fazia e os moradores aqui também amam!

Espero que aproveitem bem o domingo... É o ultimo dia do final de semana prolongado!

Beijos, Camila.

11 comentários:

  1. Camila eu adoro bisteca, eh um dos cortes q eu mais gosto! Vou fazer esse molho de laranja
    Bjss e bom domingo!
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Que delícia amiga, tentei fazer uma outro dia aqui em casa, mas fui infeliz! Não ficou boa e de fato eu desisti das bistecas.

    Bjuuuu e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Eu faço coro com você e adoro uma bistequinha. O dia que eu me esbaldo de coemr é quando minha mãe faz virado de feijão, bistequinha frita e mandioca frita. Só de lembrar a barriga ronca kkkk.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. OI Camila! bom dia! hoje postarei a segunda parcial do sorteio duplo no blog, acompanhe seus pontinhos!! Abraços um lindo Domingo.Bjuss

    ResponderExcluir
  5. oi Camila,pelo visto somos duas fãs de carteirinha da carne suína,aqui em casa e bastante consumida,pena que muitas pessoas ainda tem restrições quando a carne suína,mas posso falar que e uma das carnes que tem o menor teor de gordura hoje ela e considerada uma carne light.Falo isso por experiência minha filha e médica veterinária e trabalha com Nutrição de Suínos e meu filho até a bem pouco tempo era criador.bjs Rosinha Ia esquecendo falei tanto a receita está maravilhosa

    ResponderExcluir
  6. Olá querida seguidora e amiga, estou mais uma vez aqui com meu comentário pronto, mas de forma alguma querendo me promover, mas está mais perto de você, reavivando os laços que nos une nessa blogosfera. Como diz Madre Tereza de Calcuta “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Com certeza fazemos a diferença nesse mundo virtual, postando um pouco dos nossos conhecimentos, compartilhando coletivamente para que cheguem a outros indivíduos e assim sejam multiplicados. E lembrando mais uma vez Madre Tereza: “As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável”. Saber que temos amigos mesmo por traz dessa telinha fria é maravilhoso, afinal podemos está distantes, falar línguas diferentes, mas estamos debaixo do mesmo céu. Bjuss um abençoado domingo e um inicio de semana na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Eu também sou fã n° 01 de carne suína.. mas por determinações médicas como a Talitha não pode mais comer.. aqui em casa ela foi abolida.. com muita dor no coração.. rsr
    Mas já que é preciso rs

    Mas adorei as dicas... e esse molho deve ser tudo de gostoso..
    Vou testa-lo em outras carninhas porque deve ficar uma delícia..

    Adoro entrar no seu cantinho, porque sempre tens uma delicinha pra nos fazer babar..

    Um beijo carinhoso e um finzinho de domingo especial pra você viu?

    Sheila

    ResponderExcluir
  8. Camila querida, se tem uma carne que adoro é a carne suína, aqui em casa consumimos muito, pernil, lombo de porco ou a bisteca. Adoro bisteca e essa sua com esse molho de laranja ficou show. Acho que a laranja combina perfeitamente com carne suína.Deve ter ficado uma delicia, ainda mais acompanhada com o arroz e a saladinha que tbém não pode faltar. Excelente refeição. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Camila, vai ser simples.

    Escolhemos 1 legume, e durante 1 semana convidamos todos a postar uma receita (ou mais, seja nova ou antiga) com ele. Isso será do dia 11 ao dia 17 de cada mês.

    Além do legume, quem quiser publicar também uma receita com a fruta escolhida, será muito bem-vindo(a). Faremos a lista das receitas no dia 18 de cada mês.

    Começamos em outubro.

    Acho que precisamos ver como vai ser a primeira para ajustar os detalhes e explicar melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bisteca só é dura quando a gente deixa secar na panela, assando por muito tempo.
      Eu também gosto bastante de carne de porco, e mais ainda das combinações com frutas! O molho ficou show!
      Beijos

      Excluir
  10. Camila, Então somos duas fãs de bisteca e carne suina, adoro!
    Tão um sabor bem agradável,não é?
    Com um molho tão especial assim, então ai ai ai!!!
    Adoro tbm com molho de maracujá!
    Receita perfeita a sua e as diquinhas são ótimas!
    Bjinhos. RE

    ResponderExcluir