sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Panna Cotta com Calda de Frutas Vermelhas

Sempre que eu ouvia o chef mais tuiteiro do pedaço, Carlos Bertolazzi, falar sobre Panna Cotta morria de vontade de provar essa sobremesa. E ele falava fala tanto que eu morria tipo todo dia! Pensava: "poxa, vou ter que sair de Pitacolandia para provar essa famosa Panna Cotta lá no Zenna Caffé, em São Paulo, que também morro de vontade de conhecer! Isso é muita tortura pra uma pobre mortal como eu..." Várias vezes pensei em pedir a receita e resolver logo a parada, mas achava que era muita vergonha e não estava disposta a pagar esse mico. 

Para minha sorte, saiu uma matéria salvadora na revista Claudia do mês de agosto sobre o dia dos pais com o querido Chef Carlos Bertolazzi e, para minha alegria, com a receita da bendita Panna Cotta. Numa felicidade sem fim, comprei os ingredientes e parti para o preparo passo a passo da receita. Eu estava prestes a realizar um desejo.  

Veja como ficou linda! Mais que isso, ficou deliciosa!


Ingredientes
> 1 fava de baunilha
> 200 ml de leite integral
> 300 ml de creme de leite fresco
> 2 colheres (sopa) de açúcar
> 5 g de gelatina em folha hidratada 

Para a calda
> 200 g de frutas vermelhas congeladas
> 50 g de açúcar
> 1 colher de sopa de vinho do Porto

Modo de Preparo
1. Corte a fava de baunilha ao meio e raspe seu interior.
2. Em uma panela, junte o leite, o creme de leite, o açúcar, a fava cortada e a parte raspada. 
3. Aqueça sem deixar ferver, e adicione a gelatina.
4. Disponha a mistura em forminhas individuais de pudim.
5. Leve a geladeira por quatro horas.

Prepare a Calda
1. Em uma panela, junte todos os ingredientes, mexendo sempre até formar uma calda ligeiramente grossa.
2. Passe-a por uma peneira e deixe esfriar.
3. Desenforme a panna cotta, regue com a calda e sirva.

A sobremesa merece toda fama que tem. Agora não morro de vontade quando ouço falar da panna cotta.  Depois que agente come não fica difícil entender porque todo mundo adora, ama, suspira por causa da panna cotta. É como disse minha filha Victória: "Mãe, essa é uma sobremesa divina, comida de Deus!"

Faz aí na sua casa e me conta!

Beijos e bom fds, Camila

Ps: Como não podia deixar de ser, dei meu pitaco e fiz a calda com frutas vermelhas frescas. Usei cereja, morango, framboesa, groselha, mirtilo. Na panela, amassei todas a frutas com um socador e depois fiz como pede a receita.
Ps2: Olha como as frutas vermelhas estavam lindas! :)
Ps3: O próximo desejo a ser realizado é conhecer o Zenna Caffé e comer a Panna Cotta de lá.




6 comentários:

  1. oi bom dia,obrigada por visitar o meu cantinho,adorei essa receita de panna cotta,estava a procura de alguma receita que usava fava de baunilha pois ganhei uma,essa semana mesmo vou fazer,bjs e já estou te seguindo e estou levando seu link para a minha lista de blog favoritos
    cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com
    Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosinha!

      Que bom que gostou da receita! Tenho certeza que você vai amar a panna cotta também!

      Obrigada pela visita e seja bem vinda!

      Bjs, Camila!

      Excluir
  2. Olá! Eu adoro panna cotta, já fiz algumas vezes! Agradeço a visita e já estou seguindo!!! Volte sempre lá no meu cantinho!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel! Foi a primeira vez que eu fiz e fiquei apaixonada! ADOREI =D

      Pode deixar que vou estar sempre visitando suas artes, ou seja as Artes da Mel ;)

      Bjss, Camila.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi amigo! Que bom ver vc aqui e ainda fazendo comentários! Fiquei muito feliz =D

      Olha, o dia que vc fizer essa delícia me chama, viu Sr. Erick!! E não esqueci da cuca, quero a receita!

      Seja sempre muito bem vindo no meu cantinho!

      Bjss, Camila.

      Excluir