sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Inauguração e São Lourenço

Hoje é dia de São Lourenço. Você me pergunta: e daí? Qual a relação que isso tem com um blog de culinária e gastronomia? Eu respondo: São Lourenço é o santo padroeiro dos cozinheiros!

Descobri isso após uma pesquisa rápida no Google e pretendo, posteiormente, me aprofundar no assunto para saber se a Igreja Católica realmente reconhece São Lourenço como o padroeiro dos cozinheiros. Mas o fato é que, com essa descoberta, resolvi associar o dia da inauguração do "Pitaco Gastronômico" ao dia do padroeiro dos cozinheiros: São Lourenço.

O jovem São Lourenço de Hesca era um diácono muito querido, dedicado a religião católica e aos fiéis, que viveu no século III. No ano de 259 d.C. foi perseguido, junto com o Papa Sisto Segundo, por um imperador pagão, quando foi capturado e queimado vivo numa grelha. No dia dez de agosto, durante seu martírio, o jovem santo manteve seu bom homor e falou para seus algozes enquanto queimava na grelha: "pode virar o lado que este já está pronto...". Por essa razão a sua imagem tem uma grelha e uma bíblia nas mãos.


Na Itália o dia de São Lourenço é comemorado com homenagens, cultos, orações e uma grande festa em que são servidos pães, doces de variados formatos e, como não poderia faltar, deliciosas lasanhas. Diz uma crendice popular que as estrelas cadentes que são vistas no dia de São Lourenço são, na verdade, faíscas que saíram da grelha onde o santo foi queimado, se transformaram em lágrimas e quem avistar uma dessas faíscas (as estrelas cadentes) pode fazer um pedido ao santo que será prontamente atendido.

Eu, como sou uma pessoa de fé, tenho agora São Lourenço como patrono do "Pitaco Gastronômico"! Mais tarde vou olhar para o céu com a certeza de que vou ver a estrela cadente que permitirá a realização do meu pedido, com as bênçãos do padroeiro dos cozinheiros: São Lourenço.

Amém

Um comentário: